Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diana

Diana

Oftalmologia

Resultado de imagem para oftalmologia cartoon

O meu filho tem cinco anos. Feitos em Maio. Nesse mês foi à consulta anual com a médica de família.

Nesta idade costumam observar a visão das crianças, para despiste de problemas oftalmológicos. Na consulta tanto o enfermeiro como a médica ficaram com a perceção de que ele poderia não estar a ver muito bem. Como com as crianças nem sempre é fácil perceber estas coisas, já que eles nem sempre colaboram, e mesmo quando colaboram também não têm grande perceção das coisas, a médica achou que ele deveria ser visto numa consulta no hospital. Sexta foi dia de consulta. Só devo dizer que, devia haver uma forma mais fácil de fazer exames oftalmológicos a crianças.... Chegamos ao hospital e fomos encaminhados para uma salinha em que fez muito rapidamente um exame em que espreita para uma máquina e vê uma casinha. Até aí tudo muito bem! Sai um papelito que depois deve ser entregue ao médico. Após uma breve espera somos encaminhados para a sala do médico, mais uns aparelhos xpto, coloca-lhe os óculos com as lentes amovíveis que vão sendo trocadas para que ele vá dizendo para que lado estão as perninhas na imagem projetada na parede. Depois, o médico saca do bolso da bata um cartãozinho que, pelo que percebi, são umas imagens em 3D e que, segundo o meu filho, são uma estrela, um carro e um menino. Até aí tudo muito bem o miúdo completamente colaborativo. O pior foi quando o médico diz que tem de levar umas gotas para dilatar a pupila (ele não disse isto assim, disse o termo técnico que já não faço ideia de qual é!). Vamos então para outra sala, em que duas enfermeiras tentam colocar as tais gotas nos olhos dele. O processo é que não acho de todo o ideal para uma criança. Leva uma gota em cada olho. Passados dez minutos tem de repetir, mais uma gota em cada olho e passados mais dez minutos mais outra gota em cada olha, tendo depois de ficar quarenta minutos à espera para ser novamente visto pelo médio. A primeira gota lá foi colocada com relativa facilidade, porque, digamos que ele foi ao engano. Pelo que me foi dito no hospital as gotas ardem um bocado... já estão a ver o drama para todas as gotas que se seguiram.... chegaram ao ponto de ter três pessoas para o segurarem para lhe colocarem as gotas. Foi muito mau... coitadinho do meu menino. Eu estava de coraçao apertadinho... Como ele ia deixando de ver direitinho, durante o tempo que lá temos de estar à espera, ele não consegue fazer grande coisa para se entreter... pois não consegue ver bem. Então para ajudar a passar o tempo comecei a ler-lhe uns livros que lá estavam, claro que não foi preciso muito tempo para ele começar a adormecer... mas não podia porque ainda tinha de fazer o exame! Bem que nervos. Toca a ir com ele dar uma volta pelo hospital, ao quarto de banho, enfim, qualquer coisa que o mantivesse acordado. Chegou então a hora do exame, que foi bastante rápido e que resultou na necessidade de usar óculos. O meu pequeninho tão novinho e já a precisar de óculos.... 

Ainda o quero levar a uma segunda opinião, porque além das dioptrias serem bastantes a meu entender, queria confirmar o diagnóstico por descargo de consciência.

Felizmente ele anda todo entusiasmado com a ideia de usar óculos, o que para mim é muito bom, porque caso contrário seria ainda mais difícil toda esta situação.

Resultado de imagem para oculos cartoon

 

4 comentários

Comentar post